domingo, 13 de dezembro de 2009

CARTA AO ONOFRE V


Velho amigo e eterno parceiro folgo sabê-lo plenamente restabelecido de uma passageira e incomoda gripe que o derrubara à cama alguns dias. Porém, em vista de outros incômodos pelos quais passamos tal contrariedade assemelha-se a um cisco no olho, ou menos ainda. Destarte não precisei a necessidade de abalar-me para este maravilhoso sítio no qual estabeleceu seu mundo juntamente com Veridiana. Não que não houvera ter ficado preocupado com seu bem-estar, no entanto, confiei que logo estaria de pé e às voltas com seus animais e plantas. Eu cá por meu turno continuo na mesma lida: entre estudos, leituras e outros afazeres. E por nisso falar lamento dizer que não haverá possibilidade de, por ocasião das festas de Natal e Ano Bom, viajar e desfrutar da hospitalidade, apreço e carinho que ambos me dedicam em virtude de outros e tantos compromissos assumidos e impossíveis de esquivar-me. Certamente tu compreenderas e, uma vez mais, não tomará por mal minha ausência.



Caro Onofre, tomei conhecimento de que o presidente Lula, O Ignorante Desbocado, deseja tipificar o crime de corrupção como hediondo através de um projeto de lei que será enviado ao combalido, desgastado, inútil e não menos corrupto Congresso Nacional. Na proposta está eliminada a possibilidade de fiança, normalmente paga com o próprio dinheiro advindo da corrupção. O presidente reportou-se a fato sabido, conhecido e odiado de que só pobres vão para a cadeia estando, portanto, em suas próprias palavras, “na merda” O projeto pode ser até bom (o que duvido muito), porém, será insuficiente caso não venha acompanhado de uma reforma política, eleitoral e partidária (não a que deseja e sim aquela que se faz necessária). E, eis a questão, quem promoverá tal reforma? Os políticos? Não. Estes definitivamente não irão mexer em time que está ganhando (e roubando), para ficar com as metáforas futebolísticas do presidente. A corrupção no Brasil está muito além do que as ingênuas declarações do presidente da República ou suas tímidas limitações de compreensão. Diz de sua preferência de que saiam manchetes na imprensa sobre escândalos, pois assim pode-se investigar, no entanto, não menciona o fato de que seu governo obstrui a instalação de CPIs sistematicamente e, como nos demais, não investiga coisa alguma e, quando investiga, não há punição nenhuma e, para confirmar isto, podemos elencar uma série de exemplos. É muito fácil e cômodo para o presidente criticar a legislação e seu equipamento (de fato são inadequadas e obsoletos e ainda assim mal utilizados), porém, esquece-se de que desde 2003 tem a posse da caneta e essas deficiências são seculares. Então, mais uma vez, o filho pródigo de Garanhuns está jogando para a torcida, aquela tacanha ou oportunista. Há poucos dias, prezado Onofre, foi divulgada uma pesquisa realizada pela Transparência Internacional sobre a corrupção em 180 países e o Brasil obteve o 75º lugar (não divulgaram a relação completa) estando a Nova Zelândia na liderança. Houve quem comemorasse tal posição e, diga-se para não perder a viagem, muitos são velhos conhecidos nossos, notórios safados sempre envolvidos em alguma patifaria e outros que se locupletam com recursos públicos. Podemos aceitar não sermos o país mais corrupto, porém, em matéria de impunidade caso não sejamos o líder estamos, decerto, bem próximos disso.



Vejo que alguns se espantem com a rapinagem do governo do Distrito Federal onde o nosso santo dinheirinho vai parar em cuecas e meias (esperamos pelo menos que estivessem limpas) e que aconteceu até prece em agradecimento pelas propinas recebidas. Em minha opinião tal louvor só poderia estar sendo dirigido ao velho, astuto e milenar Satanás, protetor perpetuo de malfeitores de toda natureza. A surpresa de alguns consiste no fato da lambança ter sido cometida na Capital Federal. Ora, ora, ora e todas as lambanças não são planejadas, ordenadas, executadas a partir de lá? Então, nada mais natural que o governo distrital também vá atrás de seu quinhão de dinheiro público. Fato posto, resta saber o que acontecerá com os bandidos. Estou inclinado a dizer que sairão deste imbróglio tão felizes quanto antes dele ser denunciado pelas razões que conhecemos de sobra a exemplo de tantos outros (briga ou insatisfação de membros da quadrilha). A República brasileira, que já nasceu capenga, está ruindo na direção de um abismo cujo fim é o caos total e com remotas chances de reversibilidade. Este governo repete e aprofunda as praticas hediondas de sempre mediante a conivência, complacência, omissão, permissão e, tão grave quanto, participação ativa. A sociedade (a parte decente) precisa e deve interferir neste processo de degradação o quanto antes sob pena da nação inviabilizar-se. Sabes tu, Onofre, que nisto não há qualquer pensamento de insuflar a população ao golpe, motim, sublevação, desordem, desobediência ou qualquer coisa similar, se bem que não se pode fazer um omelete sem quebras os ovos. Defendo apenas que nos mobilizemos para exigirmos que se conduza o país dentro da ordem, legalidade e cumprimento das leis. Devemos exigir probidade e cadeia plena (sem benevolências) para ladrões, perdulários, irresponsáveis e toda uma gama de salafrários que assolam este país. Hoje vimos a polícia do Distrito Federal agir de forma truculenta contra trabalhadores e estudantes que manifestavam-se contra o governador - larapio José Roberto Arruda (ex-DEM-DF). A polícia usou a cavalaria, tal qual no tempo dos milicos. A atuação da força policial não foi para garantir o direito de ir e vir como alegara, mas sim para calar a manifestação de repúdio ao governador-gatuno. É preciso exortar os “donos do poder” que contra a sociedade ainda não inventaram nenhuma arma que pudesse detê-la. As baionetas nunca nos intimidaram, não é verdade?



O presidente Lula, O Ignorante Desbocado, afirmou que o povo estava na merda, o que não deixa de ser verdade se tomarmos o sentido de que de tudo carecemos (saúde, educação, saneamento, habitação, segurança, Judiciário, Legislativos, Executivos e a lista é extensa), no entanto, com esta corja de politiqueiros, empresários, banqueiros e demais penduricalhos cabe dizer que “estamos f... e mal pagos.” (Onofre há de me perdoar a frase chula, pois sabes não ser do meu feitio tomar tais expressões. Porém, de tão furioso que estou não encontrei melhor - ou mais contundente - adágio para extravasar).



Fica então meu abraço e minha eterna estima por você e Veridiana prometendo visita em breve. E não vá despovoar o riacho, pois, meus apetrechos de pesca estão ansiosos para entrar em ação.



CELSO BOTELHO

13.12.2009