sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

É MERDA PARA TODOS OS LADOS. NÃO É UMA MERDA?


O presidente Lula fez jus em receber de mim um outro título para juntar ao anterior. Portanto, além de O Ignorante passa a ostentar O Desbocado e, para facilitar, vamos uni-los: O Ignorante Desbocado. Estava a escrever uma carta ao Onofre quando o mandatário número um desta maltrapilha nação profere um discurso regado à merda, poderia ter sido mais sutil e utilizar a palavra titica, mas – convenhamos – o presidente não é lá muito chegado em sutilezas ao falar, pelo menos em público e certamente não deve sequer saber seu significado ou, caso saiba, ignora (como, aliás, é praxe). Não era do meu conhecimento que vivíamos sob uma fossa de oito milhões de quilômetros quadrados, mas nunca é tarde para aprender. Foi necessário eleger o cabra de Garanhuns em 2003 para que com seu espetacular, esplendoroso e magnâmino governo viesse a nos tirar da merda, considerando que é oriundo da classe pobre é pessoa experimentada em viver na merda (coco, bosta, estrume, caganeira e outras variantes fedorentas). Ainda há quem diga que seja um estadista, provavelmente seus “cumpanheiros” da ANABOL (Associação Nacional dos Baba Ovo do Lula). Além da falta de postura no exercício do cargo mostrou-se irremediavelmente mal educado, grosseiro, arrogante, prepotente, preconceituoso e mais uma porção de coisas. Não satisfeito com a palavra de baixo calão que remeteu a maioria dos brasileiros para uma condição mais degradante que a pobreza ainda encontrou espaço para agredir os livros (sabemos a quem se referia nas entrelinhas) que não resolviam coisa alguma. É, talvez os livros não resolvam por si, porém, são os alicerces da civilização, mecanismo eficaz para a perpetuação do conhecimento, transmissão de experiências, conceitos, etc. Caso o presidente tivesse o gosto pela leitura certamente sua educação seria mais esmerada e jamais iria se dirigir ao povo que governa de maneira tão agressiva. O mesmo povo que lhe outorgou dois mandatos e mantém seu índice de popularidade tão elevado. E, afinal, se o povo está na merda porque não se apressou em tirá-lo tão logo assumiu o poder? É mais fácil e vantajoso eleitoralmente criar o Bolsa Família. Esquece o presidente que seu governo contribuiu significativamente para aumentar a merda na qual estamos atolados participando ativamente da corrupção, dos desperdícios e desvios de dinheiro público. Este programa de moradia popular é outro engodo, outra maracutaia. O presidente afirma que foi o que mais investiu em saneamento. Pergunto: há algum campeonato para decidir “quem fez mais onde” entre os governos? Devemos admitir que a verba gasta em publicidade seja uma verdadeira festa de arromba. E de mais a mais pagamos nossos impostos e não é mérito algum aplicá-lo em saneamento ou qualquer outra coisa em benefício da sociedade e não irrigando a corrupção, o desperdício e desvio de recursos.


O presidente Lula, O Ignorante Desbocado, antes de qualquer coisa deveria avaliar o seu governo imerso na lama mais fétida possível e concluir que podemos “estar na merda”, porém, este governo é a própria. Nosso presidente já foi pobre, mas há décadas não o é e todos sabem que o que amealhou não foi como torneiro-mecânico, no entanto, não vou levantar esta lebre apenas devo registrar que o fato de ter galgado degraus não o autoriza (e quem quer que seja) a menosprezar, discriminar e debochar daqueles que lamentavelmente são pobres e, eis o pior, com a velada contribuição de sua administração que canta em verso e prosa ser gloriosa, inigualável e imprescindível para o Brasil. No artigo anterior, mesmo não detendo procuração e não a desejando, sai em defesa do presidente e, naquele caso, continuo firmemente em minha posição, porém, não posso admitir ou aceitar o seu comportamento asqueroso, ignóbil e leviano. Ser pobre é uma condição que o modelo econômico dominante impõe para que apenas uma pequena minoria possa amealhar e desfrutar da riqueza e o senhor presidente da República aderiu a este modelo e o ampliou como nunca antes na história deste país. Somos pobres porque bilhões e bilhões de reais são drenados para o já caudaloso rio da corrupção, do desperdício, do desvio. Dinheiro do contribuinte, rico e pobre, que abastece uma elite que fede mais do que gambá, isto sim é uma merda!


Prometeu Sua Excelência nos tirar da merda. De que jeito? Construindo casas populares com fossas? Está a sete anos no governo e, sinceramente, quem quando pode não fez, decerto agora faltando um ano para terminar seu mandato (?) não fará. Sinto-me envergonhado do presidente do meu país usar termo tão chulo e decepcionado com a grande imprensa de abafar fato tão relevante, isso é outra merda. É merda para todos os lados!


CELSO BOTELHO

11.12.2009