segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O PROMESSÔMETRO “DO PRESIDENTA ELEITO TIA DILMÃO”


PARTE 1

Remexendo minha gaveta encontrei uma folha contendo as 190 promessas feitas “pelo presidenta eleito tia Dilmão”, uma autêntica peça de ficção onde se mesclam a comédia, o trágico, o drama, o suspense e, como não poderia deixar de ser, o terror. Reli todos os itens do “promessômetro” da senhora em questão concluindo que nem que seu mandato foi estendido para quarenta anos não haveria de realizar nem mesmo 5% do que consta no insólito documento. Vejam o exemplo de Fidel Castro: ficou mais de cinqüenta e seu país permanece no mesmo perrengue, portanto, prova cabal de que o comunismo é um grande embuste. Realizar zero vírgula zero, zero, zero, zero... alguma coisa em quatro anos seria, deveras, um feito monumental, espetacular e inédito dado o contexto histórico do nosso país. Considerando que consiga ultrapassar alguns obstáculos (interesses, favorecimentos, fisiologismos, nepotismo, corporativismo, corrupção, etc. e etc.) deverá ter em mente uma premissa fundamental e de caráter insubstituível, quer seja, reinventar o Brasil. Como tal feito é impensável e impossível lamento informar aos meus conterrâneos (eleitores e não eleitores “do nova presidento”) que desejar fazer do Brasil uma Suécia com um orçamento digno de Serra Leoa não é nem utopia, é alucinação, doideira ou, mais apropriadamente, demagogia safada (Os recursos previstos no Orçamento Geral da União quando não são contingenciados para formar superávit primário, não são gastos ou mal gastos, desviados, roubados, etc.). Pensei em dar dois destinos para a folha encontrada: lata de lixo ou utilizá-la para forrar a gaiola do canário belga do meu cunhado. Porém, pensando melhor, resolvi mantê-la. Desta vez vou comentar algumas das promessas da “Dama de Vermelho” ou “A Dama da Foice, do Martelo” ou ainda “A Dama do Fuzil e do Porrete”, tanto faz.

Uma vez empossada no cargo tomará as medidas necessárias e cabíveis para ampliar a Bolsa-Sorridente, programa do governo Lula para ampliar o atendimento e melhorar as condições da saúde bucal da população brasileira e destina-se a todos que dependam da rede pública para receber tratamento odontológico. Agora, pergunta ingênua e inócua, porém inquestionável: como ampliar uma coisa que não existe? Onde prestam tal atendimento? Quero o endereço, pois além de mim tenho parentes e aderentes necessitados de tratamento bucal especializado custeado pelos cofres públicos que, afinal, também recebem minha contribuição mediante a extorsão tributária. Esta bodega de programa existe desde 2004 e continuamos banguelas, com aquele sorriso que falta o centro-avante, os zagueiros e até os atacantes, isto para utilizar uma metáfora futebolística tão a gosto do futuro ex-presidente Lula, O Ignorante Desbocado. Porém os muitos milhões de reais destinados ao programa ali aportam regularmente.

Uma inovação proposta pela “tia-presidento Dilmão” é ampliar a concessão de Bolsa Família para os casais sem filhos, além de implantar novos e eleitoreiros programas “sociais” e ai vai algumas sugestões porretas: a Bolsa-Folia para garantir o carnaval dos foliões; a Bolsa-Bacalhau-e-Peixe concedida apenas na Semana Santa; a Bolsa Bala-Perdida para as vítimas (que sobreviverem) ou seus familiares; a Bolsa-Cultura, esta não seria paga em espécie e sim em entradas para teatros, cinemas, espetáculos, shows, museus, parques, etc. e a Bolsa Saidinha de Banco para ressarcir os velhinhos que são tosquiados às portas dos estabelecimentos bancários. Resta saber, por fim, se a Bolsa-Estéril será por cabeça, afinal foi-se o tempo que um casal era composto apenas de um representante de cada sexo.

Provavelmente após ter viajado a todos ou quase todos os rincões deste país, do mais remoto ao mais próximo (e esta expressão não identifica lugar algum) ficou evidente a precariedade do saneamento básico e, sendo assim, incluiu a intrépida poste-sem-luz-própria este item no seu “promessômetro”. A tal universalização do saneamento poderá começar pertinho do Palácio do Planalto no Núcleo Rural Taquara que dista cerca de 50 km do Plano Piloto onde 23,1% da população não têm acesso ao esgotamento sanitário. Na periferia da Capital Federal, as cidades-satélites, a situação não é diferente e estão muito mais próximas do Eixo Monumental. A precariedade é generalizada: falta saneamento básico, creches, escolas, postos de saúde, policiamento e por ai a fora e ninguém me contou isso estive lá e vi com estes olhos que a terra há de comer, como tão bem diz os mais antigos.

Seguindo os passos (ou rastejando atrás deles) do Chefe-Futuro-Ex-Presidente-Dono-do-PT “o presidenta eleito” bradou aos quatro, cinco ou seis ventos que iria por iria erradicar a miséria neste país e reduzir a pobreza para apenas 4% até o Ano da Graça do Senhor de 2014. E isso, pseudodoutoranda em economia, é tarefa hercúlea se considerarmos que, segundo o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), existem hoje cerca de 40 milhões de pobres e 13,5 milhões de miseráveis. Para alcançar esta meta acho bom se pensar em algo bem mais consistente que o raio da Bolsa-Família o que, com toda a certeza deste mundo, não será feito. Mas não termina ai a ambição de tia Dilmão em nivelar todos os brasileiros “por cima” e incorporando um espírito mosaico decidiu que irá conduzir 21,5 milhões de compatriotas (serristas, dilmistas, marinistas, branquistas, anulistas, abstentistas, etc.) ao padrão da classe média. O diabo é saber quais os critérios que definem classe média, pois nenhum deles que me foi apresentado até hoje não conseguiram me convencer de sua autenticidade, utilidade e idoneidade. Somente para ilustrar a deficiência destes critérios classificatórios temos noticia de pessoas que praticam a mesma atividade, residem no mesmo lugar, possui os mesmos rendimentos entremeados por pequenas oscilações, passam pelas mesmas agruras e as estatísticas apontam que um é pobre e o outro é miserável. Será que estas pessoas estão se disfarçando de pobres e miseráveis para burlar o fisco, receberem a Bolsa-Familia ou a metodologia dos institutos é tão eficiente quanto um automóvel sem rodas e sem motor?

Depois do imblógrio da compra das aeronaves para a Força Aérea Brasileira quando o presidente Lula, O Ignorante Desbocado, fez prevalecer os interesses políticos em detrimento dos interesses militares e econômicos para ficar bem na fita no exterior “a novo presidenta” achou de bom alvitre comprar, para começar, dez veículos aéreos não tripulados (UAV, Unmanned Aerial Vehicle) fabricados em Israel. Certamente que estes brinquedinhos serão mais eficazes que as arapucas voadoras disponíveis na Força Aérea Brasileira tal a lastimável situação das aeronaves. E caso sejam destinados para patrulharem as fronteiras da Amazônia será um ótimo alvo para a moçada das Farc treinar a pontaria.

Para fechar o este comentário A Pupila do Senhor Barbudo irá transformar o Brasil em potência científica e tecnológica. Mas o histórico sobre a disposição do governo petista dotar recursos para a ciência e tecnologia nos aponta para outra direção. Vamos aos fatos. Nos anos de 2004 e 2005 o presidente Lula, O Ignorante Desbocado, não se fez de rogado em contingenciar recursos para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, FNDCT, criado em 1969. Em 18 de abril de 2006 o plenário do Senado Federal aprovou o substitutivo ao Projeto de Lei do Senado nº 85/01 que regulamentava o FNDCT e precisava ser sancionado pelo presidente da República. O ponto principal do PLS era reduzir o contingenciamento do FNDCT de 60% para 40% que representaria um aporte adicional de R$ 400 milhões. Caso fosse sancionado ainda naquele ano o fundo poderia contar com R$ 1,2 bilhões livres da reserva de contingência e seria o maior montante na história do FNDCT também havendo a previsão de um descontingenciamento gradual até zerá-lo em 2009, promessa feita pelo próprio presidente que vetou o Projeto seguindo orientação da AGU (Advocacia Geral da União) que o considerou inconstitucional. É desta maneira que a nova ocupante do Palácio do Planalto pretende transformar nossa nação numa potência cientifica e tecnológica? Pois, afinal, não diz outra coisa senão ampliar o que seu antecessor fez e, neste caso, será o contingenciamento e em outros será a inércia, incompetência, omissão, descaso, conveniência, condescendência e, naturalmente, a permissividade. Será isso o “terrorismo-conservador”?

CELSO BOTELHO

08.11.2010