quarta-feira, 9 de março de 2011

FIDEL E RAUL CASTRO, CHÊ GUEVARA NA ILHA DA MAGIA... NEGRA


Depois que a escola de samba (em letras minúsculas mesmo) Unidos da Ilha da Magia em Florianópolis (SC) tirou o primeiro lugar com um enredo que exaltava a revolução cubana de 1959 não será surpresa nenhuma que apareça algum idiota, imbecil, desqualificado, desocupado e aloprado sugerindo a alguma escola de samba que apresente na avenida o enredo sobre o nefasto, nocivo e nauseante regime militar que se instalou aqui por duas décadas (1964-1985). Até posso imaginar a comissão de frente com os cinco generais-presidente de plantão, não esquecendo a Junta Militar de 1969. Castelo Branco (1897-1967) como balão de ensaio (ou boi-de-piranha, dá no mesmo); Costa e Silva (1899-1969) com uma tábua com a transcrição do AI-5; A Junta Militar (general Aurélio de Lira Tavares, 1905-1998; almirante Augusto Rademaker, 1905-1985 e brigadeiro Márcio de Souza e Melo, 1906-1991) caracterizada como os Três Patetas (royalties para o deputado Ulisses Guimarães, 1916-1992); Médici (1905-1985) de carrasco com o capuz suspenso, pois todos sabiam mesmo quem era, empunhando um machado e carregando um cepo, ambos salpicados com tinta vermelha; Geisel (1907-1996) com uma maquete da Usina Nuclear de Angra (também conhecida como “chaleira” ou operação lesa-pátria) e um pacote simbolizando o Pacote de Abril de 1977 quando fechou o Congresso Nacional e Figueiredo (1918-1999) para este basta a réplica de um cavalo trepado em seus ombros. Os carros alegóricos com os temas como “O Alegre Cotidiano no DOI-CODI”; “Sala de Tortura Encantada”; “Censores Analfabetos nas Redações Jornalísticas”; “Concessões para os Filhotes da Ditadura”; “Violências e Truculências da Redentora de 64”; o ecológico “O Antes e o Depois do Pau de Arara”; a “Ala dos Artistas Exilados, Cerceados e Amordaçados” e, por fim, fechando o maquiavélico desfile, o carro com “Os Anistiados Safados que Estão no Governo”. Certamente que seria um carnaval macabro, horripilante e expressamente proibido para pessoas decentes.


É quase inacreditável que alguém ou uma agremiação se proponha a homenagear Fidel Castro, Raul Castro, Che Guevara e uma horda de facínoras. Enaltecer uma ditadura assassina, cruel e implacável que massacra o povo cubano há mais de cinquenta anos é repulsivo, insano e inaceitável. De 1959 a 1978 o regime de Fidel Castro havia feito entre 15.000 a 20.000 presos políticos, são números ímpares porque nenhuma ditadura na América Latina alcançou tal marca. Em 2009 havia mais de 200 presos políticos na ilha (pelo menos 24 eram jornalistas cumprindo longas penas por fazerem críticas aos irmãos Castro). No ano passado (2010) ainda havia 167 presos políticos. Estima-se que ao longo desses cinquenta anos a ditadura cubana tenha executado de 15.000 a 18.000 cidadãos. Mas isso pouco importou para a União da Ilha da Magia na pessoa de seu presidente Vamir Bráz de Souza e tampouco ao secretário municipal de Turismo Márcio de Souza que, por sinal, é petista. E, sendo assim, devemos rogar ao Senhor que estenda Sua Misericórdia a tão desprezíveis criaturas. Estas criaturazinhas entendem a revolução cubana como se fosse a materialização do Paraíso, até o adjetivo “desprezível” não consegue defini-los com precisão. O abobalhado do presidente da agremiação declara a imprensa que a homenagem não teve conotação ideológica. Provavelmente, segundo seu entendimento, não teve mesmo pelo simples fato deste animal sequer saber o que é “conotação” e muito menos “ideologia”. Quanto aos ganhos da população com a revolução certamente estava se referindo aos êxitos na educação e saúde, os quais não podemos ignorar. Porém – pensem - de que serve um belo sistema educacional e uma rede social extensa? Para te impedir de falar, de pensar, de criticar, se opor, inquirir? Para te prender, matar, torturar, perseguir, exilar? Cacete, que diabo de avanço é esse?


O enredo é uma afronta àqueles que foram perseguidos, presos, torturados, mortos, exilados por aquele ou qualquer outro regime autoritário. Conceder o primeiro lugar deveria ser motivo para linchar o presidente da escola, o secretário, os jurados e qualquer outro débil mental que aplaudisse tal excrescência. Uma vez que gostam tanto de ditadura porque estes desgraçados não vão morar em Cuba ou em qualquer outro país que ofereça os mimos de tal regime? Isso não. Esses canalhas aprovam e aplaudem a ditadura castrista (ou a da Coréia do Norte, da China, da Guiné Equatorial, etc.) desde que estejam no Brasil. Considero um insulto a “homenagem” da escola União da Ilha da Magia (só se for negra) não só para os cubanos, mas para todos aqueles que prezam e respeitam a vida, a individualidade, a dignidade humana e a liberdade.

PS. Na foto acima esta a Sra. Aleida Guevara, filha de Chê Guevara.


CELSO BOTELHO

09.03.2011