domingo, 16 de dezembro de 2012

MENTIRAS. O MOTOR DA HUMANIDADE.





O que seria da humanidade caso não existisse a mentira? Não podemos assegurar com certeza, porém pode-se dizer que a História não seria tão vibrante quanto é. Mesmo sendo condenada pelos padrões morais e até sendo considerada como um pecado o homem está para a mentira como a luz do sol está para a fotossíntese. A mentira é uma arte, uma técnica. Parte integrante e necessária em todas as pessoas em qualquer civilização seja lá qual for o tempo e o espaço que se encontrem.. Mesmo declarando-se amantes da verdade o ser humano é um mentiroso por vocação, formação, convicção e até devoção. A História da humanidade foi construída basicamente com mentiras. Atribui-se ao ministro da Propaganda nazista Joseph Goebbels (1897-1945) a sentença de que a mentira várias vezes afirmada tende a tornar-se em verdade absoluta. A mentira alimenta o sonho, suaviza a realidade construindo verdades amenas, palatáveis proporcionando suporte psicológico para a dinâmica da vida. De acordo com estudos o ser humano, por volta dos quatro anos de vida, adquire a capacidade de mentir. Calcula-se que contamos cerca de 200 mentiras por dia, uma média de uma a cada cinco minutos.


O que deve variar é a precisão, eficácia e dosagem da mentira. Existe uma infinidade de momentos onde se faz necessária, imprescindível e salvadora. Por outro lado, constatamos ocasiões que se fazem desnecessárias e, adotadas, mostram-se covardes, mesquinhas, vis e catastróficas. Para Platão (428/427 - Atenas, 348/347 a.C.) era permitido mentir em determinadas circunstâncias. Já Aristóteles (384 a.C.- Atenas, 322 a.C.), Santo Agostinho (354-430) e Emmanuel Kant (1724-1804) não admitiam esta possibilidade. A aceitação da mentira também objetiva evitar conflitos, situações desagradáveis e constrangedoras, são as mentiras sociais. Os piores tipos de mentiras são aquelas de caráter ofensivo ou mal intencionado. A mentira desorienta, confunde e aliena impedindo a distinção entre o falso e o verdadeiro. Aquele que elabora a mentira é conhecedor da verdade e a deforma intencionalmente. Podemos mentir dizendo a verdade, contanto que se queira enganar o outro com o que esteja sendo dito, em outras palavras, fazê-lo crer. Dizer que uma população será mais facilmente manipulada com mentiras na mesma proporção de seu nível de instrução e cultura é, portanto, chover no molhado. O sujeito que mente conhece perfeitamente a realidade e, para obter ganhos (políticos, eleitorais, econômicos, sociais, etc.) elabora uma realidade compatível com seus desejos (suprimindo, adicionando, deformando ou invertendo) difundindo-a criando um clima favorável, conduzindo as pessoas a tomadas de decisões que contemplem seus objetivos. Portanto, o que a mentira diz ou não diz dependerá do efeito que possa produzir nas pessoas.


Paul Ekman, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, considerado o maior especialista mundial em detecção de mentira foi magistral em sua definição: "Mentir com imperfeição é fundamental para nossa existência em sociedade." Charles Darwin (1809-1882), pai da teoria da evolução, foi o primeiro cientista a catalogar as manifestações visíveis da mentira em diversas sociedades (A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais, Cia. das Letras, 2000, 384 páginas). Há um consenso entre todos os estudiosos que se debruçam sobre este tema: os políticos são o grupo que reúne o maior número de motivos para mentir, sair pela tangente e sonegar informações em qualquer tempo e lugar. Portanto, se isto serve para consolar-nos, nossos políticos não detém o monopólio da mentira. Porém, são dos mais descarados.


PT. A MÁQUINA DE FABRICAR CORRUPTOS




Durante toda a República pode-se constatar facilmente um número apreciável de fraudes políticas. No entanto, o governo Lula e sua extensão Dilma Rousseff são "hors concours" num desfile de fraudes; corrupção; evasão de divisas; formação de quadrilha; lavagem de dinheiro; desperdício, malversação e desvio de recursos públicos, etc. e bota etecetera nisso. Se todos os seres humanos se utilizam da mentira como ferramenta para alcançarem seus objetivos o Partido dos Trabalhadores extrapolou todos os limites conquistando lugar de destaque na inglória galeria dos maiores mentirosos, trambiqueiros, fraudadores e picaretas do Universo. O governo do PSDB também se esmerou em catalogar para si marcas significativas nestas mesmas modalidades. Ambos promoveram o desmonte do Estado brasileiro para melhor atender aos interesses políticos e econômicos de uma elite gananciosa, corrupta e ignorante. O PT, desde sua fundação, revelou-se uma das maiores fraudes de que se tem notícia em terras tupiniquins. Máquina super lubrificada de fabricar corruptos e todo tipo de bandido que se possa imaginar: de ladrões de pirulito de criança à presidentes da República. Já assisti várias quadrilhas de malfeitores se revezarem no Palácio do Planalto, mas esta última superou todas as outras em gênero, número e grau.


NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS OS BANQUEIROS, EMPRESÁRIOS E OUTROS PATIFES GANHARAM TANTO DINHEIRO



O ex-presidente Lula é uma prova inconteste de fraude, inépcia e vigarice. Seu governo chancelou mais de uma centena de escândalos, foi roubalheira para cá e para lá na maior cara de pau. Lula sempre desprezou, zombou e mentiu e incha-se de orgulho por isso como, aliás, qualquer psicopata é egocêntrico, desonesto, indigno de confiança, incapaz de nutrir qualquer sentimento, não possui sentimento de culpa. Mas, convenhamos enganar o povo brasileiro não requer muito esforço mental considerando a desastrosa educação que recebem que conta com o auxilio luxuoso dos meios de comunicação em distorcer, inverter, omitir e compactuar com os poderosos. Os complexos e sofisticados esquemas de corrupção criados e executados durante o governo Lula certamente não brotaram em sua cabeça, posto não possuir cabedal intelectual suficiente para tanto. Para tal tarefa o Partido dos Trabalhadores e associados contam com um bando de notórios picaretas. Isto não significa que o ex-presidente seja destituído de inteligência. Ao contrário, é um homem inteligente, possui muita intuição, carisma e mesmo não dominando o idioma e o mutilar frequentemente consegue atingir grande parcela da população ao criar vínculos que se identificam com ela. No imaginário popular o ex-presidente é tido e havido como alguém igual quando, na verdade, é exatamente o oposto. O apelo populista funciona como analgésico para as classes menos favorecidas enquanto trata-se concretamente de preservar e aumentar as concessões a banqueiros e empresários, nacionais e internacionais; enquanto dilapida-se o patrimônio público e compromete-se a soberania e a segurança nacional. Tanto é assim que no último dia 12 em Paris disse alto e em bom som para uma plateia repleta de empresários: “jamais os empresários ganharam tanto dinheiro, cresceram tanto e geraram empregos como no meu governo”. É fato. A geração de empregos atende ao crescimento espetacular dos empresários e não ao aumento da massa salarial. O aumento do consumo verificado na Era Lula deveu-se a expansão do crédito que hoje compromete o orçamento das famílias e alimenta a inadimplência. O tal “espetáculo do crescimento” não passou de um truque, uma fraude, um crime. Tanto é que a economia está em crise e não será com renúncia fiscal e programas mirabolantes e inexequíveis que será oxigenada. Ficou patente em 2002 com a “Carta aos Brasileiros” a adesão apaixonada de Lula ao neoliberalismo que dizia repudiar desde pequenininho. Ou vocês pensam que o José Alencar foi escolhido para compor a chapa como vice-presidente porque era um velhinho simpático? José Alencar foi o avalista de Lula perante a elite. O ex-presidente por mais que seus bajuladores, seguidores, cúmplices, apadrinhados, capangas e outros trastes o venere, ame, idolatre e blinde jamais deixará de ser um embusteiro, vigarista e fanfarrão.


MARCOS VALÉRIO: SÓ EU? E O OUTRO?


 
Quando o escândalo do mensalão veio a público Lula ofereceu três versões à sociedade. Primeiro que fora apunhalado pelas costas, depois tentou justificar a lambança dizendo que era caixa dois e todo mundo fazia, em outras palavras, prática delituosa, porém perfeitamente natural. Por fim, soltou o bordão que o imortalizou: “eu não sabia”, com a explícita intenção em nos outorgar um belo diploma de asno. A oposição (sic) incompetente e conivente omitiu-se escandalosamente. O então senador Artur Virgilio (PSDB-AM), hoje prefeito de Manaus, declarou em agosto de 2005 que não pedia o impeachment do presidente Lula por duas razões. Primeiro: não havia provas “cabais” sobre seu envolvimento. Certamente o ex-senador desejava uma confissão por escrito do próprio Lula lavrada em cartório e com firma reconhecida. Segundo: se houve caixa dois o vice-presidente José Alencar também ficaria impedido de assumir cedendo a vez para o então presidente da Câmara Federal Severino Cavalcanti (PP-PE), apanhado com a boca na botija cobrando propinas do proprietário do restaurante existente nas dependências da Casa legislativa no que ficou conhecido como “mensalinho”. Mas o ex-senador estava convicto de que Lula sabia de tudo. O próprio Artur Virgilio em entrevista ao Jornal do Brasil, edição de 19 de novembro de 2000, revelou que se utilizara do caixa dois em 1986 quando foi candidato ao governo do Amazonas, mas asseverou que “foi obrigado”, quanta cara de pau! E ademais ficava “feio” para o Brasil recorrer a outro impeachment num espaço de tempo tão curto do primeiro. O que ficou feio foi preservar o presidente e conceder-lhe um cheque em branco. Sendo assim a oposição (sic) decidiu apenas sangrar o presidente e não matá-lo. Então ele se recompôs e ganhou mais um mandato com seu eterno agradecimento aos seus supostos opositores. Existem inimigos que você não pode vencer, precisa destruí-los e o Partido dos Trabalhadores e associados são alguns deles. Os mensaleiros, o Ministério Público Federal e a grande imprensa trataram de preservar o presidente da República. Lula era intocável, glorioso e majestoso, pois, afinal não se mata a galinha dos ovos de ouro. O envolvimento do ex-presidente Lula no escândalo do Mensalão é notório desde sua origem. Foi fortalecido e reeleito para mais quatro anos de bandalheiras, falcatruas, prevaricações (Art. 319 do Código Penal: "Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”), e peculato (Artigo 312 do Código Penal: “Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio”, levou onze caminhões em sua mudança quando deixou o cargo contendo peças valiosíssimas que deveriam ter sido incorporadas ao patrimônio da União) e ainda conseguiu eleger como sucessora um poste sem luz, ex-guerrilheira de meia pataca e doutora sem doutorado. Agora o operador do mensalão Marcos Valério joga barro no ventilador denunciando que o ex-presidente não só sabia de tudo como dera sinal verde para a execução de todas as trapaças, que pagou suas contas pessoais e que por ele fora recebido no Palácio de Planalto (também conhecido como covil de malfeitores). Até o presente momento o inveterado mentiroso só disse uma coisa: “mentira”. Ora, quem cala consente. Por que não vem a público e faz um desmentido de forma consistente? Porque não pode. Porque é verdade o que o condenado à quarenta anos está dizendo, seja com o objetivo de uma redução na sua pena ou, pura e simplesmente, pelo raciocínio de que caiu, mas tentará levar alguém consigo e, no caso, o chefe supremo da bandalheira. O presidente do PT, Rui Falcão (falcão é uma ave de rapina), está convocando a militância do partido para sair em defesa do ex-presidente em desagravo às denúncias de Marcos Valério. O artifício está ficando usual porque também o utilizara para tentar intimidar o STF e também a favor de José Dirceu. Está cumprindo perfeitamente com seu papel de lacaio, serviçal e bajulador, posto que se não fosse o ex-presidente nenhum de nós saberia de sua insignificante existência.


A MULHER DE 25 MILHÕES DE EUROS


 
Quanto ao caso com a Rosemary Nóvoa Noronha e sua relação íntima com o ex-presidente da República estou me lixando. A vida sexual de figuras públicas não têm a menor relevância. Mas a partir do momento que se utiliza dinheiro público para favorecer uma suposta amante, seus familiares e amigos ai a coisa muda de figura. Os “luminares” do PT tão logo mais esta latrina foi aberta trataram de sumir com Rosemary temendo que acabasse por comprometer ainda mais o deslumbrado dom Lula Corleone de Garanhuns que se manifestou debochadamente: “Se eu fosse de direita ela teria 18 anos; como sou de esquerda, a minha amante tem de ter 57…” Tal afirmação me permite dizer que, excetuando-se a habitual grosseria e preconceito de Lula, não há meio de se atribuir ao ex-presidente engajamento nesta ou naquela corrente ideológica pelo simples fato de que não sabe do que se trata, nunca procurou aprender e caso procurasse certamente não as compreenderia por força de suas limitações intelectuais. De mais a mais, de direita ou esquerda, na idade dele, levando em consideração o alcoolismo, o tabagismo e uma saúde abalada, não teria um desempenho à altura das expectativas de uma jovem de 18 anos, mesmo considerando as muletas postas à disposição no mercado sendo, pois, mais sábio de sua parte optar por uma, digamos, mulher mais experiente e menos exigente.




Como se sabe a Operação Porto Seguro, deflagrada no dia 23 do mês passado, desarticulou a quadrilha especializada em obter pareceres técnicos fraudados sob o comando dos irmãos Paulo (que está ameaçando delatar “gente graúda”) e Rubens Vieira que ocupavam cargos de direção na ANA (Agência Nacional de Águas) e ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e da ex-chefe do gabinete da presidência da República em São Paulo Rosemary Nóvoa de Noronha, órgão e cargo criados por Lula especialmente para ela (Decreto nº 6.188 de 17.08.2007 e 7.462 de 19.04.2011) e que foi extinto (?) pela presidente Dilma Rousseff, porém a sinecura continua funcionando em Belo Horizonte sob a chefia de uma amiga de infância e ex-companheira de armas (COLINA, Comando de Libertação Nacional e VAR-PALMARES, Vanguarda Armada Revolucionária Palmares) Sônia Lacerda Macedo. O gabinete em Porto Alegre, segundo se sabe, jamais funcionou.




A Operação Porto Seguro prendeu seis pessoas e dezenove foram indiciadas pelos crimes de formação de quadrilha, tráfico de influência, violação de sigilo funcional, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e corrupção ativa e passiva. De acordo com a Polícia Federal Rosemary era o braço político da quadrilha. O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) que, diga-se de passagem, é outro incorrigível malfeitor, entrou com uma representação e a Polícia Federal abriu investigação sobre uma suposta remessa de 25 milhões de Euros (cerca de R$ 70 milhões) transportadas por Rosemary (portadora de passaporte diplomático, isenta de vistoria) ao acompanhar Lula numa viagem à Portugal. Segundo o deputado, a “protegida” do “tio” Lula declarou as autoridades alfandegárias que transportava a bagatela 25 milhões de Euros e, por medida de segurança, aceitou a sugestão das autoridades portuguesas de contratar um carro-forte para seu transporte até o Banco Espírito Santo na cidade do Porto e para isso fez um seguro cujo beneficiário é o Sr. Luiz Inácio Lula Satanás da Silva. De acordo com o deputado estes documentos estão arquivados na alfândega do aeroporto internacional Francisco Sá Carneiro na cidade do Porto e estão à disposição de quem os procure. O banco, no entanto, nega-se a dar qualquer informação recorrendo ao sigilo bancário. Mesmo considerando que o denunciante não seja flor que se cheire a denuncia tem que ser investigada porque, como diria minha vovó, onde há fumaça há fogo. Onde há Lula, há trapalhada.

.
HAJA LUZ E NÃO HAJA PIB




“A presidento” Dilma Rousseff anunciou em setembro a renovação antecipada das concessões do setor elétrico que venceriam a partir de 2015 e a redução nas tarifas de energia para residências, comércio e indústria. O efeito médio prometido para os consumidores foi de redução de 20,2% na tarifa de energia. No caso dos consumidores na alta tensão (indústria), a diminuição da tarifa ficaria entre 19,7% e 28%. Na baixa tensão (residências e comércio), a diminuição seria de 20,2%. Acontece que algumas concessionárias não aderiram (Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais) então a presidente sacou de seu baú de maldades a seguinte solução: o Tesouro Nacional bancará a redução das tarifas para cobrir a diferença gerada pela não adesão das concessionárias. Lindo. Maravilhoso. Não fosse pelo detalhe que uma das funções do Tesouro Nacional é realizar o recolhimento de impostos e contribuições para a Receita Federal do Brasil (RFB), além do recolhimento de quaisquer outros recursos que venham a ingressar na Conta Única do Tesouro Nacional. Portanto, leia-se, o depenado contribuinte bancará a redução prometida “pela presidento” e ainda tem a desfaçatez de dizer "Estamos devolvendo aquilo que nos foi dado. Ninguém está fazendo graça com chapéu alheio. Estamos devolvendo a quem é de direito”. “O presidenta” também pôs na conta do FHC as privatizações realizadas em sua gestão favorecendo ao grande capital e aos especuladores que lucraram abusivamente. Mas no governo de seu padrinho e no seu os banqueiros, especuladores e empresários também não ganharam e estão ganhando abusivamente como o próprio ex-presidente declarou em Paris? Vocês não são nem um milímetro melhor. Fizeram e fazem as mesmas coisas. Todos os governos instalados depois de 1985 primaram, entre outras coisas, por lesar a pátria. Mas isso não isenta aqueles compreendidos entre os anos de 1822 à 1984. Mas, pergunta inocente, ela não está com a caneta na mão? A seu antecessor também estava com a caneta e nada fez para consertar o estrago dos tucanos. Por quê? Porque ambos são farinha do mesmo saco, com todo respeito à farinha e ao saco.


De acordo com o estudo feito pela Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) com o baixo nível de abastecimento das hidroelétricas no país o custo de energia elétrica deve aumentar em 4% para os consumidores a partir de 2013 e a redução prometida pelo governo de 20,2% poderá ficar em 16%. O presidente da entidade, Nelson Leite, conclui: "Em um primeiro momento as distribuidoras pagam essa conta e depois recebem dos consumidores, quando é feito reajuste tarifário", clássico exemplo de mais um embuste do governo petista. De acordo ainda com a Abradee o lucro líquido total das distribuidoras chega a R$ 1,5 bilhão ao mês, porém com o pagamento de despachos das térmicas esse valor seria reduzido para R$ 650 milhões e, diante de tal penúria a entidade sugere a criação de facilidades para que suas associadas possam obter empréstimos, preferencialmente em condições similares as de pai para filho. De qualquer maneira o contribuinte pagará a conta para que o governo não perca o hábito.




E por falar no governo vermelho de d. Dilma a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) divulgou estimativa que nossa economia fechará este ano com um crescimento de pífios 1,2% só perdendo na América do Sul para o Paraguai e, portanto abaixo da média de 2,7%. Com relação à América Latina e Caribe 3,7% e América Central 4,2%. Devemos considerar que os números da Cepal permitem a comparação entre países que possuem economias similares à brasileira, com forte dependência da exportação de commodities e mercados internos em expansão. O Brasil governado pelos salvadores da pátria crescerá este ano a mesma coisa que Honduras. Mas, segundo revelou a bola de cristal do ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel, em 2013 o Brasil terá um PIB acima da média mundial. Bom, se a economia brasileira usar a mesma fórmula que o ministro usou para ganhar sem produzir certamente sua previsão tem chances de ser cumprida. Fernando Pimentel recebeu milhões para proferir palestras que nunca aconteceram. A agência de classificação de riscos Austin Rating é mais otimista que o ministro e também deve possuir bola de cristal ou mantém contato direto com Nostradamus (1503-1566) ou a Mãe Dinah (Benedicta Finazza) posto que afirme que até 2020 o PIB brasileiro supere o da Alemanha e o da França. Mas uma década de governo petista mostram exatamente o contrário.



CELSO BOTELHO

16.12.2012