sexta-feira, 25 de julho de 2008

MST: ISSO VAI ACABAR MAL



Bem, que o Daniel Dantas & Seus Quadrilheiros Amestrados não são flores que se cheirem é público e notório, mas daí o MST invadir uma propriedade privada supostamente dele ou controlada pelo banco do qual fazia-não-fazia parte, segundo o próprio Banco Central, vai uma distância imensa. O mais cômico é que o nefasto MST usa como mote a criminalização dos movimentos sociais. Ora pipocas, venhamos e convenhamos, destruir laboratório da Aracruz Celulose onde vinte anos de pesquisas evaporou-se é lícito? Ocupar, depredar e ferir pessoas no Congresso Nacional é normal? Planejar invasões, aliciar pessoas, ocupar propriedades particulares e saqueá-las são fatos dos quais devemos dar apoio incondicional? Realizar transações com terras de assentamentos é algo corriqueiro? Impedirem de funcionar e depredarem uma ferrovia faz parte da reivindicação de reforma agrária urgente? Armar o movimento não me parece ser algo angelical. São atos estritamente criminosos e quem os pratica só pode ser classificado como criminoso. Se o MST deseja seguir a mesma lógica de ocupação posso sugerir algumas: as fazendas de Ângelo Calmon de Sá (Banco Econômico), de Andrade Vieira (Banco Bamerindus) este então já vendeu até terra indígena, dos Magalhães Pinto (Banco Nacional), do Ronald Levinsohn (Caderneta de Poupança Delfim) e tantos outros ilustres vigaristas que vivem tranquilamente abaixo da linha do equador.

Por outro lado (sempre há o outro lado) esta cobra só pode criar asas com a intervenção dos geneticistas malucos (e aloprados) do Partido dos Trabalhadores desde seu aparecimento. Para fazer justiça pode-se atribuir ao PT planejar, fundar, estimular, orientar, participar e financiar um sem números de entidades desordeiras, vampiras e fantasmas antes e depois de instalar-se no governo. Não é segredo algum que o dinheiro do contribuinte brasileiro é distribuído generosamente para este gente. Gente que faz baderna. Gente que freqüenta gabinetes do Executivo, Legislativo e Judiciário. Gente que viaja e participa da comitiva do presidente Lula, O Ignorante. Gente que veio lá dos anos de vacas magras e gente que se incorporou nestes anos das vacas gordas. No entanto, não seria honesto em atribuir somente ao PT as mazelas provocadas pelo MST que, por pior que possam ser no futuro que se desenha será coisa de pouca monta. Os engomadinhos do PSDB, os mercenários do PMDB e os abobalhados do DEM são também responsáveis pela criação, desenvolvimento e manutenção deste e outros animais hediondos popularmente conhecidos como movimentos sociais. O Estado brasileiro é conivente, complacente e leniente porque os homens encarregados dele estão a serviço de seus próprios interesses, sejam políticos, econômicos ou financeiros tendo sempre na cabeça a máxima de Maquiavel “os meios justificam os fins” e estes são, sempre, escusos, inconfessáveis e predadores morais e materiais.

O MST certamente provocará, mais cedo ou mais tarde, uma convulsão social ou mesmo uma ruptura institucional (que Deus nos proteja!) caso não venhamos a tolher-lhe estas ações criminosas que desencadeiam por todo o país sob o olhar benevolente do Estado. Um Estado que a cada novo escândalo, reforça a idéia de que esteja se metaforseando para um Estado marginal. Volto a dizer: o direito de um não pode valer pela supressão do direito de outrem.

CELSO BOTELHO

25.07.2008