sexta-feira, 11 de julho de 2008

O CLUBE DA PROPINA


Ontem propus combinarmos que a Polícia Federal faz o dever de casa e o Judiciário ignora. Desta feita nada posso propor coisa alguma tal a desordem no Judiciário. A coisa parece samba, marchinha, balada, rock, etc. do crioulo, do branco, mulato, pardo, cabloco, mameluco, índio, completamente doido. A novidade fica por conta da descoberta de um clube. Não o Clube do Bolinha, mas da Propina, e não é o único em nosso Brasil varonil. Estamos fartos de saber da existência de centenas deles e até conhecemos seus membros, colaboradores e simpatizantes. Documento encontrado pela Polícia Federal na casa de Daniel Dantas possuía o singelo título de “Contribuições ao Clube” onde estavam assentados os valores gentilmente distribuídos pelo quadrilheiro que faz às vezes de banqueiro. Em 2004, por coincidência um ano eleitoral, ofertou de bom grado 1,5 milhão, não registrou em que moeda se deu a boa ação (pelo menos para quem recebeu) se real, dólar ou peso. O intermediário foi um fulano de codinome Pedro (que significa pedra e indica uma pessoa simples, mas em busca da realização) e tal bagatela foram em dinheiro novinho em folha, ao vivo e a cores. Havia também o valor de 3 milhões para a campanha de um cidadão identificado como “João” (significa pessoa com forte espírito de liderança, impulsivo, às vezes mal interpretado, mas seus atos sempre visam o benefício da maioria, pelo menos aquela que lhe interessa) candidato à presidência, porém, infelizmente, não especifica qual o raio de presidência. E ai só nos resta especular: será de alguma escola de samba, entidade representativa da sociedade civil, sindicato, empresa privada ou pública, da República? Para o igónito “João” fizeram a caridade de destinar também 2,5 milhões para pagamento de contas. Mas a anotação que salta mesmo às vistas são os 25 milhões no eleitoral ano de 2004 para uma misteriosa dona denominada “Letícia” (em latim significa alegria. Mostra força de vontade pouco comum, embora não veja bem à sua volta, afinal qualquer um pode ser assim com toda essa grana). A papelada apreendida revela esquemas para intimidar a Justiça. O nobilíssimo presidente do STF fez beiçinho e não quis falar sobre a nova prisão de Daniel Dantas. Tarso, O Genro, demonstrando profundo e notório saber jurídico afirmou com todas as letras que o “hábeas corpus” faz parte do processo jurídico e deve ser respeitado, olá - lá que sapiência, tchê!

Tais descobertas pela Polícia Federal provavelmente são apenas a ponta de um majestoso iceberg da propinolândia deste país. Os jornais já estão dando conta de que o bilionário brasileiro Eike (Maravilha) Batista também andou fazendo estripulias de acordo com a Operação Toque de Midas (sempre acho que a designação dessas operações é de uma pobreza criativa, mas enfim o que se há de fazer?). Esse é o escândalo da vez e serve para uma porção de coisas, exceto para punir os criminosos. Basta recordarmos alguns deles: Banco Nacional, Bamerindus, Marka-Fonte Cidam, Privatizações, Mensalão, Mensalinho, Sanguessugas, Varig, PAC e a lista é extensa. O ponto comum é a participação ativa de todos os governos em todos eles. Os fatos estão desenhando a inexorável marcha para um Estado marginal e, anotem, caso a sociedade (a parte boa constituída dos homens de bem) não se movimentar para sustar esta marcha as conseqüências podem ser previsíveis, porém, certamente, não serão aquelas que desejamos. Portanto, não basta comparecermos às urnas para votar e sim promovermos uma intensa e imensa campanha para alijarmos do poder as aves de rapina que infestam o país roubando-nos as riquezas e, principalmente, a dignidade.

Tem muitos membros do Clube da Propina desesperados. Eles estão espalhados no Legislativo, Executivo e Judiciário e na parte podre da sociedade e não medirão esforços para safarem o quadrilheiro e suas próprias peles, pelo menos da prisão e da devolução de todo numerário surrupiado. Pode ser que se façam, mais uma vez, muito barulho, mas será só para distrair a sociedade até que surja outra lambança e ai começa tudo de novo. Então? É preciso estancar esta sangria antes que o paciente (Brasil) venha a ser acometido de múltipla falência de órgãos.

CELSO BOTELHO

11.07.2008