terça-feira, 17 de setembro de 2013

O MANECA CONTINUA MINISTRO

Das duas uma: ou D. Dilma é uma hipócrita ou é uma hipócrita “no que se refere à questão” das roubalheiras no ministério do Trabalho. O ex-presidente Itamar Franco afastou do cargo de ministro da Casa Civil Henrique Hargreaves acusado de irregularidades determinando que se defendesse fora do governo. Provada a inocência voltou ao cargo muito mais fortalecido. Mas Itamar Franco era de outra cepa. Onde há fumaça há fogo e, portanto, o ministro Manoel Dias, o Maneca (isso é lá alcunha que se preza?), deveria ter sido afastado imediatamente após as denúncias. Declarou a ex-guerrilheira de meia pataca furada, pseudo-doutoranda e mentirosa inveterada que não há motivos para desconfiar do ministro. Para reforçar Gilberto Carvalho, ministro-chefe da secretaria da presidência da República e espião do Lula no Planalto, também defendeu o ministro. Gilberto Carvalho, O Espião Que Veio do Nada, disse, textualmente: "Eu, sinceramente, não posso acreditar que haja qualquer problema com o ministro. Boa parte dos convênios que estão no Ministério do Trabalho não é da época dele." Sendo o ministério um feudo do PDT Carvalho acusou o ex-ministro e presidente do PDT Carlos Lupi (demitido por corrupção) e Brizola Neto (demitido por pressão de Lupi sob a chantagem de não aceitar a filiação de Carlos Augusto, ex-marido de Dilma Rousseff, no PDT do Rio Grande do Sul e abandonar a base governista, emplacou Manoel Dias) de responsáveis pelas roubalheiras. No entanto, recusou-se a dizer qualquer coisa sobre as “diabruras” de Dalva Maria de Luca, cônjuge do ministro Manoel Dias, em convênios irregulares quando fora secretária estadual em Santa Catarina. Mas, convenhamos, que novidade há em comunistas defender comunistas? Quando não defendem omitem-se. Um relatório da Polícia Federal revelou que Gilberto Carvalho era interlocutor da quadrilha do CEAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador) no ministério do Trabalho suspeita de ter desviado R$ 18 milhões de convênios e Carvalho só disse que estava “frustrado”. Realmente, deve estar muito frustrado por ter sido descoberta a roubalheira da qual participava. Outro que se apressou em defender o ministro Manoel Dias foi o senador Acir Gurgacz (parece nome de comida búlgara) líder do PDT no Senado Federal, “o Manoel é a pessoa certa para fazer uma limpa lá.” Sim. Uma limpa nos cofres do ministério. Idade avançada, senador, não é atestado de bons antecedentes. Além das bandalhas apuradas pela Operação Esopo surge a denúncia de John Siever Dias, ex-dirigente do PDT catarinense, de haver recebido R$ 1.300,00 por serviços partidários da ADRVale de Brusque contratada pelo Ministério do Trabalho. O esquema irregular de pagamento ocorreu em 2008, durou pelo menos seis meses e foi montado pelo hoje ministro da pasta, Manoel Dias.






“O presidenta” sabe perfeitamente que a única atitude compatível com tais denúncias é a demissão imediata do ministro. Isto é o que se esperaria de qualquer pessoa que possuísse um mínimo de decência, caráter, responsabilidade e lisura. Porém, tais atributos estão tão presentes na classe política como os oceanos em Marte. D. Dilma já cedeu as pressões para demitir Brizola Neto e admitir um membro da quadrilha de Lupi e não está disposta a correr o risco de perder o apoio do PDT na Câmara dos Deputados e, principalmente, nos palanques do próximo ano quando tentará reeleger-se para nos brindar com mais quatro anos de catástrofes (chuvas de escândalos torrenciais; tsunamis de desvios, desperdícios e malversação dos dinheiros públicos; erupções gigantescas de mandos e desmandos; terremotos econômicos colossais e inúmeros trovões publicitários). Mesmo contando com concorrentes “fraquinhos” (royalties para Nelson Jobim, O Contrabandista) é melhor prevenir do que remediar. Seguro morreu de velho, dizia minha saudosa avó. Para que não se diga que tenho má vontade com D. Dilma foi acertada sua decisão de não mais viajar para os Estados Unidos “no que se refere” a melhorar sua imagem perante a sociedade que foi ultrajada pela espionagem na Petrobrás. Para reforçar sua indignação com os abelhudos do Tio Sam deveria suspender o leilão marcado para o próximo dia 21. Porém, o ministro das Minas e Energia Edison Lobão, cujos conhecimentos na área estão restritos a ligar e desligar interruptores afiança que será realizado. Tão grave quanto a arapongagem norte-americana são estes leilões que se constituem num estrondoso crime de lesa-pátria. Fazer beicinho e dizer que não vai mais à sua casa não é o suficiente.





Além dos motivos eleitoreiros para D. Dilma isentar das lambanças o ministro existem motivos “históricos”. Manoel Dias, segundo consta, foi líder estudantil na década de 1960, em outras palavras um adepto stalinista, maoísta, castrista e outras tralhas. Cassado pelo AI 5 com os direitos políticos suspensos por dez anos. Um dos fundadores do PDT. Credenciais suficientes para se protegido pela comunidade comunista que governa o Brasil. Sendo assim o Maneca continua ministro.



CELSO BOTELHO

17.09.2013