sábado, 17 de outubro de 2009

MAIS UMA PANTOMIMA DA OPOSIÇÃO


Os pronunciamentos do presidente Lula, O Ignorante, redundam, invariavelmente, em polêmica por várias razões e em diferentes intensidades. Com sua viagem de “vistoria” às obras de transposição e revitalização do Rio São Francisco a coisa não foi diferente. Que há pouca coisa a vistoriar todos sabem e que o presidente não reúne qualificação técnica para fazê-lo é fato notório, mas então porque diabos foram lá? Para fazer campanha eleitoral de sua “queridinha” D. Dilma Roussef (volto a reafirmar seu currículo: ex-guerrilheira, mãe do PAC, pseudo-doutoura e chefe da Casa Civil). Após classificar a oposição de ociosa, torcer contra e pensar (para o presidente este último ato não tem serventia alguma quando se está no governo) veio a reação da incompetente e tacanha oposição que, segundo me parece dado seus antecedentes (não devemos esquecer, por exemplo, o Caso do Mensalão ou, mais recentemente, das estripulias do presidente do Senado José Sarney, PMDB-AC), irá ladrar tanto quanto possível sem sequer aventar a possibilidade de vir a morder. Esbravejar é um dos artifícios que a oposição lança mão para, como faz o presidente, jogar para a torcida. Poderia ser eficiente se fosse sincero e se o presidente Lula, O Ignorante, viesse a se intimidar com qualquer coisa que partisse dessa oposição. Uma oposição que contribuiu para a criação da cobra agora por ela é repetidamente picada sem chance alguma de um antídoto.


Os opositores (leia-se PSDB e DEM) vão entrar com requerimento de informações sobre a viagem na Casa Civil para recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), estão reunindo fitas de vídeo para reforçar, vão apelar a Sua Santidade o Papa Bento XVI e etc., mas que o governo terá que devolver cada centavo gasto. Caso houvesse alguma possibilidade disto ser concretizado seria um feito colossal, pois, jamais e em tempo algum, nenhum recurso público desviado ou desperdiçado voltou aos cofres públicos e aqueles que, por ventura, retornaram são somas ridículas e envolvem “esquemas” políticos muitos específicos. Como a sociedade poderia dar algum crédito ao Senado Federal diante do mar de lama no qual está envolvido nos últimos anos? Tem até senador se exibindo com cueca vermelha sobre o terno no Salão Azul da Instituição e a este fato reporto como menos mal diante das falcatruas ali promovidas, se bem que é deplorável. Tudo é pura bravata, demagogia, oportunismo político, pois o Senado Federal não é uma Instituição idônea, imaculada e, portanto, não possui qualquer autoridade para apontar, investigar ou recomendar punição a quem que seja e, por favor, não interpretem como defesa ou minimização das ações do governo Lula, pois, é fato sabido e conhecido que sou um de seus mais ácidos opositores sem, contudo, esquivar-me de reconhecer-lhe alguns méritos.


Os mesmos parlamentares que estão vociferando são de triste memória na história política recente deste país. A reação da oposição me lembrou o roto falando do esfarrapado ao proclamarem o governo de arrogante e corrupto (o que não deixa de ser verdade), pois não procedem da mesma forma estando ou não no governo? Se quiserem exemplos posso buscá-los com a maior fartura possível. Essa gente não passa de uns caras-de-pau e essa reação não passa de uma pantomima muito ordinária.


CELSO BOTELHO

17.10.2009