segunda-feira, 13 de outubro de 2008

DOM LULOTE DE LA CAATINGA


O prêmio Dom Quixote que o governo espanhol agraciou o presidente Lula, O Ignorante, está correto na denominação, pois, afinal, tanto o personagem de Miguel de Cervantes quanto o semideus tupiniquim sonham acordados, ou melhor, deliram ou, no popular, viajam na maionese. Quanto ao motivo da premiação que é o reconhecimento a indivíduos ou governos que difundem a língua espanhola fico sem entender como um inveterado estuprador da língua portuguesa promove a difusão de outra língua qualquer. O rei Juan Carlos poderia ter aproveitado a ocasião para recomendar-lhe silêncio (porque não te calas?) tal qual fizera com Hugo Chávez, o arremedo de ditador, megalomaníaco e bobalhão empedernido.


A pérola ficou por conta da sugestão do presidente da nossa mui amada República ao Banco Central para parir uma agência de avaliação do risco Brasil, de preferência totalmente emPTizada, pois, desta forma, seu atrapalhado governo adquiriria maior robustez. E não seria tão complicada tal façanha levando-se em conta que os governos são primazes na confecção de indicadores fajutos, manipulação e distorção de números. Para o presidente a crise não atravessou o oceano Atlântico, pelo menos a européia porque a americana, segundo Sua Excelência, se chegar virá de avião (seus conhecimentos geográficos estão se aprimorando, ó xente!). Portanto, nada de pânico. Tal arruaceira dando em nossos costados aqui não se cria. A barricada que o inventor do Brasil vem construindo desde 2003 impede até invasão alienígena.


Ler é um hábito que nosso presidente já declarou publicamente não possuir (prefere assistir capítulo inédito de “A Favorita”). Dom Quixote tinha como escudeiro Sancho Pança que, de início, o chamava à razão e, por fim, alimentou a loucura do Cavaleiro da Triste Figura. O presidente Lula, O Ignorante, entretanto, contou um José Dirceu, Luis Guisken, Antonio Palocci, Dilma Roussef, Roberto Jefferson, Severino Cavalcanti, Renan Calheiros, etc. etc. etc.


CELSO BOTELHO

13.10.2008