segunda-feira, 29 de setembro de 2008

BOM COBRADOR. MAU PAGADOR.


A cada declaração do expert em economia e presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, O Ignorante, sobre a crise nos Estados Unidos fico mais tranqüilo e sigo serenamente minha pacata vidinha. Nada como ter um semideus no Palácio do Planalto ordenando as forças sobrenaturais que nosso país não seja atingido por quaisquer cataclismos. Desta feita a atitude do primeiro mandatário da nação deixou-me, deveras, embasbacado: cobra do governo norte-americano e do Congresso (o deles) uma solução imediata da crise que só inventaram ou porque não tinham nada melhor para fazer no momento ou para sacanear os países emergentes. Não irei me surpreender se o presidente, num arroubo incomensurável de patriotismo, tomar o aerolula com destino à Washington para ralhar pessoalmente com o presidente Bush pela traquinagem com direito a uma esticada no Congresso para distribuir puxões de orelhas.


Porque quando o governo boliviano invadiu nossas refinarias com seu exército, desfraldou nossa bandeira hasteando a sua acintosamente o governo brasileiro enfiou o rabo entre as pernas e continua cedendo a todos os caprichos de Evo Morales. Encorajado o governo do Paraguai bate o pé sobre Itaipu e nosso governo certamente não deixará de atendê-los. O Equador ameaça dar um calote no BNDES, quatro funcionários da Odebrecht se refugiam na Embaixada brasileira, mas para o governo petista não está acontecendo nada. Na Venezuela se aquele ditador de meia-pataca e bobalhão empedernido fizer menção de espirrar prontamente o Executivo brasileiro oferece-lhe um lenço (vermelho). Cobrar solução do governo americano é muito mais do que simples bravata é, para ser elegante, pândego.


O presidente Lula, O Ignorante, acha que é a pior crise nos EUA nos últimos 50 anos. Acha errado. Neste período não há nada que chegue a ser semelhante. Quanto ao Brasil não jogar fora a oportunidade de crescer, meus caros, isso já aconteceu há muito tempo e, para ser exato, de 2003 a 2007. Segundo nosso presidente os malvados ianques “criaram esse rombo no sistema financeiro e agora tem que tapar este buraco para poder deixar o mundo tranqüilo.” Deveriam ter aprendido com o semideus tupiniquim que permite que nosso sistema financeiro ganhe quanto queira, como queira e aonde queira “como nunca antes na História deste país.” O país está seguro, afirma em alto e bom som. Ainda bem. A Bolsa, desde julho de 2007, acumula quase US$ 300 bilhões em perdas (no mundo o prejuízo já ultrapassou os US$ 16 trilhões). E, de mais a mais, todo bom cobrador e mau pagador

CELSO BOTELHO
29.09.2008