segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O SEMIDEUS DO BRASIL



Ora, para me tornar um belo de um asno basta, entre outras coisas, conferir qualquer crédito as pesquisas realizadas neste país. Seguindo o exemplo da Datafolha o Instituto Sensus repetiu a dose na encomenda feita pela CNT (Confederação Nacional do Transporte): o presidente Lula, O Ignorante, está definitivamente consagrado como o primeiro semideus brasileiro. E isso é mais que ser santo porque é o vice do titular celestial. No entanto, existe um dado (tem que ter alguma coisa na qual possa concordar) irrefutável desde sempre: o presidente conseguiu a proeza inédita nesta maltratada República de desvincular-se do partido a que pertence e do governo que comanda. Tem carisma. Tem vocabulário exíguo. Constrói imagens desconcertantes, gaiatas e inoportunas. Cultiva com carinho a figura do operário explorado que ousou sonhar em ocupar a presidência para promover todas as transformações prometidas e sistematicamente negadas desde 1500. Que belo! Mas não é “vero” (foi uma rima infame).


Considerando o universo pesquisado 15,9% declararam receber algum benefício estatal. Outros 49,7% conhecem alguém que receba e 33,3% não tem conhecido algum que seja contemplado. Muito bem. Segundo me atrevo a pensar a soma deveria perfazer 100% e não 98,9%. Pode ser que apareça algum doutor em pesquisas, estatísticas e o cacete a quatro com explicações tipo x²+xy.


Poderia comparar indicadores e pesquisas realizadas nos últimos doze meses lançando mão dos mesmos institutos de pesquisa ou aqueles que desenvolvem a avaliação oficial e concluiria folgadamente que os números apresentados não passam de um truque aritmético barato. E, só para lembrar, essa pesquisa foi realizada entre 136 cidades (contra as mais de 5.500 existentes no país) com o estrondoso número de entrevistados de 2000 pessoas (contra quase 200 milhões de habitantes). Ora, vejam!


CELSO BOTELHO

21.09.2008